Quem precisou utilizar o metrô de Salvador na manhã desta terça-feira, 19, enfrentou dificuldade após um apagão que interrompeu o serviço da linha 1 do sistema, que inicia na Estação da Lapa e encerra na Estação Águas Claras, às margens da BR-324.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os trens do metrô parado e com as luzes desligadas na Lapa, ponto de partida da primeira linha. Em razão disso, os portões do transporte no local foram fechados e passou a funcionar apenas como saída de passageiros.
Devido a interrupção do serviço, os terminais e trens estão lotados, principalmente no Acesso Norte, que faz ligação com a linha 2 do sistema, que encerra na Estação Aeroporto.
A CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o modal, emitiu uma nova nota à imprensa, às 8h39, informando que o serviço nas estações foram restabelecidos, de forma emergencial, na tentativa de mitigar os transtornos causados aos passageiros nesta manhã.
“O Metrô Bahia informa que a operação entre as estações Acesso Norte e Lapa foi restabelecida de forma contingencial em via singela (uma via somente). A empresa lamenta o transtorno e segue atuando para o restabelecimento integral da operação. A linha 2 não foi impactada e segue operando normalmente”, diz o comunicado.
Internautas usaram as redes sociais para reclamar do caso. Até o momento, a situação não foi normalizada.
Outra internauta culpou a prefeitura de Salvador e o governo da Bahia pela falta de oferta de transporte público na cidade. “Por causa do despeito da Prefeitura de Salvador em relação ao metrô de Salvador e o Governo da Bahia, a cidade parou, as pessoas que saíram 5h de casa para trabalhar, ainda não chegaram (8:20) porque a linha 1 não está funcionando e não tem mais ônibus pela cidade que não te force ir de metrô”, diz a publicação.
No primeiro comunicado, a CCR Metrô Bahia diz que medidas de seguranças foram adotadas para que o desembarque dos passageiros não fosse afetado.
“O Metrô Bahia informa que está atuando para o restabelecimento do sistema após uma falha na Linha 1, que momentaneamente está funcionando entre as estações Águas Claras e Acesso Norte. Os passageiros de uma composição que chegava à Estação da Lapa foram acompanhados pelos agentes de atendimento e segurança para o desembarque pela passarela de serviço, conforme procedimento de contingência da Concessionária”, diz em nota.
Com a paralisação da linha 1, o serviço opera apenas com a segunda linha.
Estações da Linha 1 do metrô de Salvador
- Estação Lapa;
- Campo da Pólvora;
- Brotas;
- Bonocô;
- Acesso Norte;
- Retiro;
- Bom Juá;
- Pirajá;
- Campinas;
- Águas Claras/Cajazeiras.