A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e a Neoenergia Coelba firmaram uma parceria para promover a troca de materiais recicláveis por desconto na conta de energia. Nesta quarta-feira (27), uma máquina inteligente de reciclagem foi instalada na sede do Parlamento estadual.
A iniciativa integra o projeto Vale Luz, da fornecedora de energia, ao ALBA Verde, programa de responsabilidade socioambiental da ALBA, gerido no âmbito da Escola do Legislativo. Parlamentares, servidores e cidadãos poderão usar a máquina para descartar materiais como latas de alumínio, garrafas PET e embalagens plásticas e de vidro. O valor obtido com a reciclagem é convertido em créditos que são automaticamente aplicados na fatura de energia elétrica.
Segundo o coordenador do projeto Vale Luz, Raphael Damasceno, engenheiro eletricista da Neoenergia, basta digitar o CPF na máquina que o sistema criará automaticamente uma conta e acumulará os créditos gerados. A cada 10 latinhas de alumínio ou 15 garrafas PET, por exemplo, será possível render R$1 de desconto, com um limite de 25 embalagens por dia por CPF.
“Os créditos podem ser resgatados diretamente na máquina a partir de R$ 1, e o desconto é aplicado na conta de luz em até 30 dias. Deste modo, é possível até zerar a fatura de energia somente com os resíduos que forem descartados na máquina”, disse Damasceno.
Segundo a presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), a novidade permite conciliar preservação ambiental e economia. O valor da reciclagem será revertido para o projeto de sustentabilidade ALBA Verde.
Projetos Vale Luz e ALBA Verde
Uma vez por semana um caminhão de coleta da Neoenergia Coelba estará no estacionamento da ALBA para receber outros tipos de materiais que a máquina inteligente não aceita, como papelão e sacolas plásticas. O desconto será calculado pelo peso e tipo do material. O projeto Vale Luz integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Já o ALBA Verde se orienta pelo princípio dos 7 Rs da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reintegrar. Gerenciado pelo Departamento de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, o programa tem como objetivo principal tornar a
Assembleia uma instituição mais engajada com as questões ambientais globais, incentivando a formação de uma consciência cidadã entre todos que frequentam a Casa.
O ALBA Verde atua em três frentes principais: educação ambiental, coleta seletiva prioriza e o Programa Empreender, que utiliza a receita da venda desses materiais para financiar oficinas e cursos de empreendedorismo para o público externo, focados em iniciativas de baixo investimento.