A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) anunciou, nesta quinta-feira (4), a operação especial de transporte e trânsito para o desfile do 7 de Setembro, no próximo domingo, em Salvador. O plano prevê reforço nas linhas de ônibus que atendem o Centro da cidade, além de interdições e desvios no tráfego a partir das 5h da manhã.
Segundo a pasta, 17 ônibus da frota reguladora serão distribuídos entre as estações da Lapa, Pirajá, Acesso Norte e Águas Claras a partir das 13h. Outras 18 linhas terão operação especial das 7h às 18h, ampliando a oferta de transporte para quem se deslocar até a região do Campo Grande, onde ocorrerá o desfile cívico. Entre elas estão: Itapuã x Lapa, IAPI x Lapa, Aeroporto x Sé/Lapa, Boca da Mata x Lapa, Fazenda Coutos x Lapa, Paripe x Baixa dos Sapateiros e Pau Miúdo x Terminal da França/Campo Grande.
Interdições no trânsito
Para a realização do evento, vias próximas ao Campo Grande e ao Centro Histórico serão interditadas a partir das primeiras horas da manhã. Linhas que trafegam pela região terão trajetos modificados, com novos percursos passando por avenidas como Contorno, Joana Angélica, Vasco da Gama e Anita Garibaldi.
Entre as mudanças, por exemplo, a linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi) deixará de acessar o Campo Grande pelo Vale do Canela, passando a seguir pela Avenida Contorno até retomar seu itinerário. Já a linha 0152 – Lapa x Barbalho/Ondina terá desvio por Nazaré, Joana Angélica, Dique do Tororó e Barris.
Linhas que saem do Corredor da Vitória, Garcia, Garibaldi, João das Botas, Politeama e Centenário também terão alterações específicas para acessar destinos como Comércio, Barra, Campo Grande e Praça da Sé. A Ladeira da Montanha estará interditada durante todo o dia, e os coletivos que passam pelo local terão desvio pela Avenida Contorno.