O Ministério dos Transportes está investindo R$ 6,6 milhões em um estudo de viabilidade para a construção de uma nova ferrovia na Bahia, ligando Salvador a Feira de Santana. A ideia é que os trens sejam utilizados para transportar tanto cargas quanto passageiros, entre os dois maiores municípios do estado.
O estudo é para verificar a possibilidade de usar trechos ferroviários já existentes, mas que funcionam apenas para o transporte de cargas, para transportar também passageiros.
Audiências públicas deverão ser convocadas nos próximos meses pelo Ministério dos Transportes, para ouvir a sociedade civil sobre os projetos de expansão ferroviária que estão sob posse do governo federal.
Além do trem Salvador-Feira, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está conduzindo outros cinco estudos de viabilidade para implantação de ferrovias de passageiros: Brasília–Luziânia, entre o Distrito Federal e Goiás; Londrina–Maringá, no Paraná; Ligação Metropolitana de São Luís, no Maranhão; Ligação Metropolitana de Fortaleza, no Ceará; e Ligação Metropolitana de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Outro projeto
Um outro projeto, elaborado pela empresa TIC Bahia, foi apresentado recentemente ao governo federal e passou pela aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no último dia 21 de agosto.
A ideia é reduzir o tempo de viagem entre as cidades de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. Seriam 98 km de linha férrea, com trens de passageiro a até 160 km/h e trens de carga circulando em no máximo 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos nos portos da Região Metropolitana de Salvador.
A obra custaria R$ 6,8 bilhões, na avaliação da TIC Bahia, com previsão de construção de dez estações ferroviárias, sendo oito paradas para passageiros e outras duas para o escoamento de cargas.