O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos de Souza, receberá as autoridades e explica que o objetivo das visitas é entender as particularidades do programa, para depois replicá-lo. A comitiva de Rondônia vai a campo conhecer imóveis reformados através do Morar Melhor em Cajazeiras XI e Plataforma.
“Acredito que o programa se encaixa perfeitamente em outras cidades. No Rio, por exemplo, a cidade tem as mesmas características que Salvador; são morros, casas sem reboco, vielas e ruas apertadas, e uma população ocupando um espaço geográfico muito pequeno para a quantidade de pessoas. O secretário vem conhecer o projeto com a perspectiva de aplicar lá no Rio de Janeiro”, afirma.
Luiz Carlos destaca que o programa da Prefeitura de Salvador atende preferencialmente imóveis de mulheres chefes de família, e que a obra tem acompanhamento de profissionais especializados. O secretário lembra ainda que a equipe responsável pelo Morar Melhor é multidisciplinar; portanto, além da reforma, são identificadas soluções para maior conforto dos moradores, como ações que melhoram a ventilação ou a iluminação do imóvel.
Além disso, as famílias contempladas recebem a visita da equipe social da Prefeitura. As assistentes sociais identificam programas e benefícios aos quais os moradores têm direito, fazem o cadastro e o encaminhamento.
A escolha das localidades contempladas leva em consideração dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre regiões da cidade com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento e de pessoas abaixo da linha da pobreza. Não podem ser contempladas residências em situação de risco, casas de aluguel e famílias com renda superior a três salários mínimos.







