A indústria nacional de eletroeletrônicos fechou o primeiro semestre com crescimento de 13% nas vendas frente ao mesmo período de 2022, segundo levantamento divulgado ontem pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que monitora os indicadores de comercialização da indústria para o varejo.
Foram vendidas 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses de 2023, ante 39,07 milhões de produtos registrados no mesmo período do ano anterior. Minas Gerais é o segundo maior mercado consumidor do País, atrás apenas de São Paulo.
Em 2022, o cenário era bem diferente, já que no intervalo de janeiro a junho de 2022 na comparação com igual período de 2021, o resultado foi de queda de 15%.
O crescimento contínuo do setor neste ano, registrado a partir de janeiro, interrompeu um dos piores ciclos históricos da atividade que vinha registrando 18 meses de quedas consecutivas e que tiveram como consequência altos níveis de ociosidade.
A air fryer, ou fritadeira a ar, foi o eletroeletrônico cujas vendas apresentaram o maior crescimento no primeiro semestre de 2023, com comercialização 85% acima do registrado entre janeiro e junho de 2022. Já a linha branca, composta, principalmente, por geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou alta de 4% nas vendas do primeiro semestre de 2023 em comparação com os primeiros seis meses de 2022.