De janeiro de 2023 até o momento, cinco pessoas morreram afogadas em Salvador. A última vítima de afogamento foi um jovem que desapareceu no mar, no último domingo (10), na praia de Ondina. O corpo dele foi encontrado ontem (14), na praia de Barra do Pote, em de Mar Grande.
Segundo a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), ocorreram 714 ocorrências e ações em Salvador, entre as praias de Jardim de Alah até Ipitanga. Destas, cinco foram de afogamentos fatais e 53 de afogados que foram socorridos com vida. As praias mais perigosas da cidade para banho são Piatã, praia do Flamengo, Itapuã, Boca do Rio, Patamares,Ipitanga e Jaguaribe.
“O perfil dos afogados de Salvador varia de crianças a idosos entre 1 a 65 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). As crianças de 1 a 12 anos são as mais acometidas com esse tipo de traumas, jovens de 14 até 17 anos de idade e adultos de 18 anos até os 65 anos são o que mais vão a óbito por conta desses acidentes no mar.” afirmou Jou Alexandre, chefe do setor de prevenção e treinamento da Salvamar.
A Salvamar, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recomenda cautela para banho de mar quando houver instabilidade do tempo em Salvador. Apesar das informações sobre o perigo em tomar banho de mar neste período de mar agitado, muita gente ignora e acaba morrendo.
O órgão orienta que os banhistas sigam as orientações dos profissionais sobre os melhores locais para banho.
“Os banhistas devem ficar em locais onde tenham postos salva-vidas ativados e com profissionais presentes para que eles possam orientar qual o local seguro de banho. Os pais e responsáveis tenham atenção em suas crianças, jovens tenham cuidado na hora do mergulho e quando andar sobre as pedras. Ter atenção com o nível da água na altura da cintura e evitar o uso de bebida alcoólica antes de entrar no mar.” recomenda.
De acordo com a organização, as pessoas devem ficar atentas às bandeiras sinalizadas ao longo da orla. A bandeira verde indica local apropriado para banho, a amarela onde há um posto de salvamento, a vermelha mostra que a praia oferece perigo e a roxa indica local com animais marinhos como baleias, tartarugas, animais que em tempos de invernos ficam no perímetro perto dos banhistas e pedras escorregadias.
Fonte: TRBN