A Mesa Executiva da Câmara Municipal de Salvador aprovou a concessão da Medalha Thomé de Souza ao bispo Dom Gabriel dos Santos Filho, o primeiro bispo negro nascido na capital baiana. A honraria é uma das mais altas do Legislativo soteropolitano e reconhece personalidades que se destacam por sua contribuição à sociedade e à cidade.
Dom Gabriel foi ordenado bispo em 13 de setembro deste ano, em cerimônia realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico, presidida pelo arcebispo metropolitano e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha. A nomeação do religioso foi feita pelo Papa Leão XIV.
Natural de Salvador, Gabriel dos Santos Filho formou-se na Igreja Particular da Arquidiocese, onde atuou em diferentes missões e serviços pastorais ao longo de sua trajetória.
A entrega da medalha será realizada em sessão solene no plenário da Câmara, em data ainda a ser definida. A proposta de homenagem foi apresentada e aprovada pela Mesa Diretora, em reconhecimento à relevância histórica da ordenação e à representatividade de Dom Gabriel para a Igreja e para o povo de Salvador.







