Líder do União Brasil na Câmara, o deputado federal Elmar Nascimento avaliou, ontem, em entrevista à rádio Metrópole, a derrota do ex-prefeito ACM Neto, do seu partido, para o governo do Estado em 2022. Na ocasião, ele afirmou que vê o aliado como o “melhor político da nova geração e absolutamente preparado”. “Às vezes, a gente diverge muito. Tanto no âmbito da política quanto em questões pessoais. Mas acho ele o melhor político da nova geração. Absolutamente preparado. É o melhor prefeito da nossa história”, destacou Elmar Nascimento.
O parlamentar comentou também a desistência de Neto em não disputar o Palácio de Ondina em 2018. Para ele, isso refletiu no ano passado. “Às vezes, a um líder se impõe ir para o sacrifício. Ele não estava pronto para ir. Eu entendo as razões dele, mas pode ter sido que, nesta última eleição, ele tenha pagado um preço daquilo”, opinou. “Talvez, se tivesse disputado a eleição [de 2018], tivesse com o nome fincado em cada um dos municípios”, emendou Elmar.
Para 2026, Elmar Nascimento afirmou que ACM Neto terá dois caminhos pela frente: ou apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa presidencial. Segundo Elmar, Tarcísio, ex-ministro do governo Bolsonaro, “é uma pessoa que mais conhece o Brasil”. “Ele virá forte”, previu.
Sobre 2024, Elmar Nascimento cutucou a possibilidade de o PT apoiar candidato de outro partido para tentar impedir a reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil) na disputa do próximo ano em Salvador. Nomes como o do deputado estadual Robinson Almeida (PT), da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) estão no páreo.
“Quem conhece o PT, sabe que se eles tivessem um candidato, seria do PT. [O PT] não estaria discutindo [outro nome], se achasse que seria para ganhar a eleição”, declarou o parlamentar baiano.
Elmar, que é cotado para substituir Arthur Lira (PP) na presidência da Câmara dos Deputados, contou ter uma relação muito próxima com o pepista. “É uma coisa natural [me colocarem como favorito para suceder Lira na Câmara]. Seja quem for, quando tem a possibilidade de escolher o seu sucessor, sempre procura fazer aquele que é mais próximo”, sugeriu.
Segundo afirmou Elmar Nascimento, ele tem uma relação muito próxima com Lira ao longo dos últimos 12 anos. “A gente está sempre junto. É uma relação que, hoje, é familiar. Sem sombra de dúvidas, eu o considero o meu melhor amigo na Câmara dos Deputados e sei que a recíproca a verdadeira”, pontuou.
Fonte: TRBN