Termina nesta quinta-feira (16) o prazo para que vendedores ambulantes realizem o cadastro para atuar nas festas populares de Salvador. Assim como no ano passado, as inscrições são feitas exclusivamente pelo site. Aqueles que tiverem dificuldade de acesso à internet ou em utilizar a plataforma podem procurar uma das dez Prefeituras-Bairro da cidade, onde há equipes oferecendo suporte presencial.
De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), responsável pelo processo, já foram registradas 36.413 inscrições até o momento. No total, estão disponíveis cerca de 9 mil vagas para o período de celebrações, que abrange o Festival Virada Salvador, a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá, os circuitos pré-carnavalescos e o Carnaval.
Após o encerramento do prazo, a Semop fará uma avaliação técnica e social para selecionar os ambulantes. Serão considerados critérios como residência em Salvador, experiência em eventos anteriores nos últimos cinco anos, certificados de capacitação, condição de chefe de família monoparental feminina, além da idade, com prioridade para idosos e aposentados.
O objetivo, segundo a pasta, é garantir um processo mais justo e organizado, assegurando a presença de trabalhadores que já possuem experiência no comércio durante grandes eventos e que dependem dessa renda como principal fonte de sustento.